O que são alergias e intolerâncias alimentares?
São reações adversas a alimentos, devido à sua ingestão, contacto ou inalação.
São provocadas por substâncias denominadas alérgenos que fazem parte dos alimentos. Enquanto os alimentos implicados são perfeitamente saudáveis para a maioria da população, nas pessoas afetadas, mesmo em pequenas quantidades podem provocar reações graves.
Quais os sintomas?
Os sintomas mais comuns das alergias alimentares, tendem a ser reações gerais de intensidade variável, da pele e aparelho gastrointestinal, e menos frequentes do aparelho respiratório ou outros sistemas. Reacções graves, como problema cardiovascular, hipertensão e perda de consciência (choque anafiláctico) podem ocorrer. A manifestação é normalmente imediata, geralmente dentro de uma hora após a ingestão de alimentos.
Qual o tratamento?
O tratamento consiste em evitar o contacto e a ingestão do alimento que origine a alergia, sempre com as devidas precauções e mediante diagnóstico médico.
A partir de 13 de Dezembro de 2014, é obrigatório informar os clientes sobre a presença de alimentos considerados alergéneos nos produtos que lhes fornecer.
Quais são os alergéneos?
Nos termos da legislação os 14 alergénios considerados os principais responsáveis por causar alergias alimentares são:
fonte:www.gestoriafgm.es
A partir da Directiva 2003/89 / CE e alterações posteriores, qualquer ingrediente ou substância que possa causar reações alérgicas em consumidores e esteja presente em alimentos, deve ser claramente indicado no rótulo.
Em cumprimento do regulamento anteriormente citado, as empresas alimentares e de distribuição devem proporcionar ao consumidor, através da rotulagem dos seus produtos, informação clara a respeito da presença de alérgenos.
Mais informação sobre alergia aos alimentos:
Associação Portuguesa de Celíacos [http://www.celiacos.org.pt/]
Associação Portuguesa de Quiropráticos [http://www.quiropratica.org/]
Informação alergénios - requisito 10.3 da ISO/TS22002-1
Directiva 2003/89 / CE
Regulamento (EU) Nº1169/2011 de 25 de Outubro
Elaborado: Qualidade 11.10.2016